quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Menos um para a festa da espuma...mais um que gosta de festa e espuma

Eu que pensava entrar de fininho sem grande "estardalhaço" e tu consegues criar um post terminado em "Snow" numa clara tentativa de me promover que nem um novo herói de BD. Joel bastava! Bem, desde já o meu obrigado pelo convite para participar neste teu projecto de quem tem tempo a mais para matar e não sabe o que fazer com ele*.

Antes de mais, ao contrário do que disse o meu caro amigo Nuno tenho mais do que habilitações sobre cinema: não gosto de comédias românticas (não que não as veja), não vejo a TVI ao domingo à tarde e nunca vi nenhum dos filmes da Saga Twillight. Julgo que são os três "nãos" necessários e suficientes para qualquer bom apreciador de cinema. Sim, apreciador porque "crítico" é adjectivo demasiado pesado para alguém que, presunções à parte, além de gostar de cinema pelo entretenimento também gosta de olhar para além da história, das personagens, dos diálogos/monólogos e apreciar o que de artístico pode haver em cada película "comprada" (cof, cof). Esta conversa pode parecer uma tentativa de me mostrar como pseudo-cinéfilo/intelectualóide, mas na verdade sou apenas um amante da sétima arte, que não conhece termos técnicos para nada, que não viu todos os grandes clássicos do cinema mundial, que tem muitos interesses para além do cinema, que não é capaz de usar referência tão rebuscadas que apenas fariam meia dúzia de pessoas soltar um sorriso snobe e presunçoso, que não sabe o nome dos realizadores/actores de 90% dos filmes que viu, que confia no IMDB, que tem como o Horror/terror o seu género de cinema favorito (weirdo!), que não usa nenhuma fonte especial onde descobre que filme ver e que só vê certos filmes quando lhe apetece e não quando quer adormecer ou matar tempo. Mas "gabarolismos" à parte (sim, gosto de inventar palavras) tudo o que for escrito daqui em diante por mim será apenas um desabafo quase desesperado de tudo o que me passa pela cabeça após visionar cada frame da história. Nada é para ser levado como referência, certeza ou até como verdade.

Como qualquer bom avançado sportinguista que muda para os lados de Saragoça não prometo golos; neste caso posts cronometrados ao dia. O meu caro novo "patrão" (uh!?) não me impôs "timelines" no contrato. O que prometo é disponibilizar-me a partilhar a minha humilde opinião de cada vez que sentir necessidade de alertar para a existência de experiências cinematográficas dignas de (não) serem vividas. Sugestões e opiniões são mais do que bem-vindas!

E uma vida próspera a todos os "espumantes" e "espumantas" espalhados pelo mundo "a fora".
*café dos sócios à parte, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário